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Pós-Graduação

Gestão de Empreendimentos de Alimentos e Bebidas

MATRICULE-SE TIRE SUAS DÚVIDAS
Reconhecido pelo MEC 100% online Certificação Lato Sensu PUCGO

Aprenda as particularidades do ramo de alimentos e bebidas e destaque-se no mercado

A pós-graduação em Gestão de Empreendimentos de Alimentos e Bebidas do EAD PUC Goiás é voltada para quem trabalha ou deseja trabalhar nessa área, entendendo as características e o ambiente competitivo do ramo de alimentos e bebidas.

Você aprenderá sobre as melhores práticas gerenciais e estratégias organizacionais para o negócio, além de desenvolver a capacidade de analisar o ambiente externo e interno à empresa, visando desenvolver vantagens competitivas sustentáveis. Também estudará sobre marketing para esse setor e operacionalização de processos que garantam qualidade e produtividade.

Estratégia Organizacional

Estratégia organizacional. A visão do posicionamento versus recursos. Diferentes abordagens da estratégia. As competências essenciais. Tipos de estratégia. Mercados locais e internacionais. Modelos de formulação e implementação das estratégias. Planejamento estratégico.

Liderança e Gestão de Equipes

O indivíduo e a equipe. Formando a equipe. Os diferentes papéis das pessoas em uma equipe. O desafio de viver em equipe. O papel do líder na gestão de equipes. Tipos de liderança (tradicionais e contemporâneos).

Inovação

Inovação: conceito e tipologias. Evolução conceitual e histórica da relação entre Ciência, Tecnologia e Inovação. Modelos de análise do processo de inovação. Indicadores de inovação. Políticas públicas e marco regulatório da inovação. Estratégias de inovação. O processo de difusão de inovações. Especificidades setoriais da inovação na indústria. Inovação em serviços. Inovação e desenvolvimento sustentável. Inovação e competitividade internacional. Organização do processo de inovação. Planejamento e implementação de inovações. Gestão integrada da inovação.

Gestão por Processo e Qualidade

Visão global do processo. Visão departamental externa. Relações internas cliente-fornecedor. Mapeamento de processos e formação de indicadores. Engenharia de produto. Padronização de processos.

Finanças Corporativas

A empresa como unidade financeira. Alavancagem operacional e financeira. Orçamento de caixa. Administração do capital de giro. Estrutura financeira e fontes de financiamento. Custo de capital. Planejamento financeiro. Indicadores de avaliação de desempenho.

Marketing e Vendas

Conceitos do marketing. Satisfação e valor para o cliente. Pesquisa de marketing Relacionamento com o cliente. Planejamento e Plano de Marketing (Análise do Ambiente; Definição de Produto/Mercado; Análise das Necessidades do Mercado; Análise da Concorrência; Definição de Oportunidades; Estratégias, Objetivos; Programas de Ação). Gestão Estratégica do Composto de Marketing.

Pesquisa de Mercado e Inteligência Competitiva

Métodos quantitativos. Métodos qualitativos. Coordenação, planejamento e execução de pesquisas mercadológicas. Processamento e interpretação de dados. Aferição de resultados. Introdução aos sistemas de informação; Aspectos gerais da pesquisa de mercado; Métodos de pesquisa quantitativa; Métodos de pesquisa quantitativa; Elementos da pesquisa de mercado; Fases da pesquisa de mercado; Pesquisa mercadológica.

Sustentabilidade Organizacional

Desenvolvimento sustentável e sustentabilidade organizacional. Dimensões da sustentabilidade. Motivos para investimento e incorporação da sustentabilidade no modelo de gestão organizacional. Inovação como meio para alavancar a sustentabilidade empresarial.

Empreendedorismo e Novos Negócios

Propõe analisar ideias e oportunidades de negócio, planejar um empreendimento e avaliar sua viabilidade. Investiga temáticas emergentes em empreendedorismo. Conceito e história do empreendedorismo. Características do empreendedor e intraempreendedora. Ambientes de apoio ao empreendedor. Oportunidades de Negócios. Modelo de negócios Canvas. Plano de negócios. Temas emergentes.

Gestão em empreendimentos gastronômicos

Operacionalização de um empreendimento gastronômico. Equipe operacional de um empreendimento gastronômico. Infraestrutura física e funcional para as operações. Composição da área/setores do serviço de alimentação. Fluxo do serviço/configuração da área. Leiaute. Brigada de cozinha. Custos e despesas. Margem de contribuição e ponto de equilíbrio econômico. Precificação. Fluxo de caixa.

Tendências e marketing no setor de alimentos e bebidas

Tendências atuais nos empreendimentos de alimentos e bebidas no Brasil e no mundo. Classificação de tipos de estabelecimentos de alimentos e bebidas. Análise Swot. Análise Pestel. Desenvolvimento de percepção. Viabilidade econômica, mercadológica, financeira e tecnológica de empreendimentos de alimentos e bebidas. Comportamento do consumidor. Estratégias de marketing. Marketing de serviços. Análise de mercado. Público-alvo. Os 4Ps do marketing.

Inovação e tecnologia em alimentação

Aspectos históricos da produção de alimentos. A indústria de alimentos no Brasil. Novos perfis dos consumidores. Tendências atuais de mercado de alimentos e bebidas. Fluxo do desenvolvimento de novos produtos alimentícios. Inovações tecnológicas na produção de alimentos. Tecnologias aplicadas ao desenvolvimento de novos produtos. Estudo do comportamento do consumidor. Tendências que influenciam o comportamento do consumidor. Análise sensorial aplicada ao desenvolvimento de novos produtos. Alimentos funcionais.

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Perguntas frequentes

Como faço minha matrícula?

A matrícula pode ser feita na página do curso escolhido ou com a ajuda do nosso contact center. Para se matricular pelo site, basta preencher o formulário, escolher uma forma de pagamento e pronto! Você receberá um e-mail de confirmação da sua inscrição.

Quais as formas de pagamento? Tenho algum desconto?

Você poderá pagar via boleto em até 18x. É possível pagar a primeira parcela via cartão de crédito, após a matrícula. Para pagamentos à vista, o desconto é de 20%. Em compras parceladas, o desconto é progressivo de acordo com o número de parcelas. Todos os valores podem ser conferidos na página de cada curso.

Qual a modalidade dos cursos da Pós PUCGO Online?

Todos os cursos da Pós PUCGO Online são disponibilizados na modalidade online (EAD), com temáticas voltadas à inovação, metodologias ativas e inclusão. Para mais detalhes sobre disciplinas e ementas, acesse o guia do curso, disponível na página de cada curso em nosso site.

Qual é a duração e carga horária do curso?

Os cursos compreendem 360 horas de conteúdo e estão divididos em 4 Eixos Temáticos que conferem um certificados intermediários (Certificado de Aperfeiçoamento – 90h) na aprovação em cada um deles. Os certificados década curso podem ser conferidos nas páginas dos cursos.