Skip to content
Pós-Graduação

Educação Corporativa e Gestão do Conhecimento

Reconhecido pelo MEC 100% online Certificação Lato Sensu PUCGO

Contribua para o desenvolvimento de equipes e talentos em contextos organizacionais  

A pós-graduação em Educação Corporativa e Gestão do Conhecimento do EAD PUC Goiás vai preparar você para atuar com o desenvolvimento de equipes empresariais por meio de metodologias e práticas pedagógicas.

Você entenderá como identificar perfis profissionais para atuar nas organizações, como contribuir para o desenvolvimento desses, e conseguirá reconhecer as melhores práticas de ensino e aprendizagem para cada equipe ou colaborador. Poderá atuar no planejamento e na execução de processos de aprendizagem, sejam treinamentos, capacitações ou formação complementar em contextos não escolares.

Teorias do desenvolvimento e aprendizagem

O surgimento do estudo do comportamento humano; desenvolvimento de estudos sobre o comportamento; experiências de Pavlov, Watson e Skinner; contribuições de Pavlov, Watson e Skinner para os estudos sobre o comportamento; Escola psicológica: teoria cognitivista; a contribuição da escola Cognitivista ao estudo do comportamento humano e à aprendizagem; processo de construção dessa escola e sua influência para a construção do processo do conhecimento; conceitos desenvolvidos pela escola cognitivista no que se refere ao desenvolvimento e à constituição do sujeito que aprende; Teorias da aprendizagem; principais pesquisadores da psicologia da educação; diferentes correntes teóricas da aprendizagem; teorias da aprendizagem com os processos de ensino-aprendizagem.

Aprendizagem: outras perspectivas

Aprendizagem; aprendizagem humana, com ênfase na natureza multiparadigmática; teorias cognitivas de aprendizagem; aprendizagem social sob a lente da teoria cognitiva social de Bandura; Teorias da aprendizagem; principais características das principais teorias de aprendizagem; teoria da aprendizagem de adultos na elaboração de um programa de treinamento; teoria de aprendizagem em programas de treinamento; Andragogia: princípios da educação de jovens e adultos; processo de ensino-aprendizagem do educando adulto; ações baseadas nos princípios andragógicos aplicadas em sala de aula.

Aprendizagem em diferentes abordagens

Processos psicológicos da aprendizagem; mecanismos envolvidos na aprendizagem; características motoras e funcionais que se espera encontrar em um adulto completamente desenvolvido; diferenças e possibilidades entre as intervenções para desenvolvimento de habilidades motoras em crianças e adultos; conceito de aprendizagem e tipos de abordagens para estuda-lo; diferentes abordagens comportamentais de aprendizagem; análises de comportamento no processo educacional; importância da aprendizagem organizacional; aprendizagem organizacional e organização da aprendizagem; ferramentas de apoio para o processo de aprendizagem organizacional.

Teorias contemporâneas de aprendizagem

Os principais pesquisadores da psicologia da educação; diferentes correntes teóricas da aprendizagem; teorias da aprendizagem e os processos de ensino aprendizagem; a importância das redes para a produção de conhecimento ; quais as principais redes de aprendizagem; a atuação em redes com a gestão do conhecimento e a inovação; as aprendizagens colaborativa e cooperativa, enfatizando suas semelhanças e diferenças; aspectos importantes relacionados ao planejamento das atividades pedagógicas cooperativas e colaborativas; diferentes instrumentos avaliativos e seus critérios que atendam às especificidades do trabalho pedagógico colaborativo e cooperativo.

Aprendizagem organizacional

Aprendizagem organizacional; processos de aprendizagem Organizacional; tipos de aprendizagem organizacional; a abordagem conceitual do ciclo de aprendizagem; o estilo de aprendizagem da experiência concreta; os estilos de aprendizagem dos colaboradores para posterior projeto; os principais objetivos da gestão do conhecimento; os processos de conversão do conhecimento em aprendizagem; práticas e ferramentas de apoio para a gestão do conhecimento.

Aprendizagem por competências

Conceito de competência empregado na educação e suas interferências no currículo; formato do currículo numa proposta de educação por competência; os limites e as possibilidades pedagógicas da organização curricular por competências; o conceito de competência; as principais técnicas para gerir competências nas empresas; desafios da gestão por competências nas organizações; trilhas de aprendizagem.

As organizações na contemporaneidade e a construção do conhecimento

O conceito e a importância de Aprendizagem Organizacional; as características de uma empresa que aprende; o atual estágio de aprendizagem das organizações; a aprendizagem vivencial, suas principais características e benefícios; a aprendizagem baseada em situações-problema e sua conexão com a aprendizagem vivencial; o ciclo da aprendizagem vivencial e suas etapas componentes; o que é treinamento e desenvolvimento dentro das organizações; o processo de um programa de orientação aos colaboradores; treinamento e desenvolvimento de pessoas.

O campo educacional no âmbito das organizações

O campo e as demandas da educação não formal nas empresas; as ações do pedagogo no espaço empresarial; ferramentas tecnológicas para a organização das ações educativas no espaço empresarial; ações adequadas em situações da comunicação nas organizações; os níveis de comunicação nas organizações; os diferentes tipos de comunicação nas organizações; educação corporativa; as estratégias da Educação Corporativa; o contexto de surgimento da educação corporativa.

Metodologias ativas e desenvolvimento da aprendizagem nas organizações

As características do modelo estratégico de treinamento, desenvolvimento e aprendizagem organizacional ; programas estratégicos integrados ao negócio da empresa; a importância do investimento em treinamento e desenvolvimento para gerar vantagem competitiva organizacional; a relevância, na contemporaneidade, do desenvolvimento da competência de saber trabalhar em grupo; a aplicação da think pair share como importante metodologia de fomento do trabalho em grupo no contexto das metodologias ativas; as características dos elementos da metodologia think pair share, como o envolvimento do grupo, a realização de tarefas simultâneas e a aplicação de estratégias como mapa mental; elementos norteadores da metodologia do design thinking para a educação; a aplicação do design thinking, bem como dos diferentes recursos que podem ser utilizados; a relevância da metodologia para a educação criativa.

O perfil do pedagogo em espaços não escolares

Níveis de atuação dos profissionais da pedagogia na Educação; a importância da Pedagogia na área empresarial; a atuação dos pedagogos em espaços não escolares; o perfil do pedagogo nas organizações; as dificuldades em encontrar um pedagogo para atuar nas organizações; o perfil do pedagogo para a contratação em uma organização; os métodos utilizados para as dinâmicas de grupo; as práticas pedagógicas empresariais do pedagogo; as práticas pedagógicas de acordo com determinadas ações empresariais.

Identidade profissional com atuação em espaços sociais

Os espaços de atuação do pedagogo; as ações desenvolvidas dentro de cada espaço social; os setores de atuação do pedagogo no âmbito não escolar; a educação não formal em lugares diversos, independentes de sua sistematicidade; espaços não escolares possíveis ao trabalho do pedagogo; o trabalho do pedagogo com a Educação não formal, com técnicas e métodos diferentes da Educação formal; práticas profissionais do pedagogo em ambientes como empresas, museus, ONGs e hospitais, entre outros. o profissional da Pedagogia na atuação como facilitador de aprendizagens em diversos espaços.

Espaços educacionais não escolares

As metas da Educação Não Formal; os aspectos que necessitam de aperfeiçoamento na Educação Não Formal; a gestão da Educação não formal; o contexto da escolarização hospitalar e os seus fundamentos legais; os espaços educativos e as práticas no ambiente hospitalar; as habilidades necessárias ao pedagogo para atuar na educação hospitalar
Identificar o perfil do Educador Social; o papel do Educação Social na Educação não formal; a relação do Educador Social com os espaços de ação coletivos da Educação Não Formal.

Como esse curso transforma a sua carreira?

Diferencial

Receba certificações intermediárias a cada 03 meses + lato sensu ao final do curso.

Diferencial

Prepare-se para o mercado com consultores especializados e desenvolvimento de habilidades do futuro.

Diferencial

Interação com líderes empresariais e gestores locais sobre tendências.

Diferencial

Aulas mensais 100% EAD e ao vivo com os mesmos professores do presencial.

QUERO SER CONVENCIDO

ONLINE

Pague à vista no boleto ou parcele em até 18x de

259,60

Opções de parcelamento

  • À vista R$ 3.400,36

  • 12x sem juros de R$ 442,76 por R$ 354,20

  • 18x sem juros de R$ 324,50 por R$ 259,60

 

REGISTRE SEU INTERESSE

Cursos relacionados

Perguntas frequentes

Como faço minha matrícula?

A matrícula pode ser feita na página do curso escolhido ou com a ajuda do nosso contact center. Para se matricular pelo site, basta preencher o formulário, escolher uma forma de pagamento e pronto! Você receberá um e-mail de confirmação da sua inscrição.

Quais as formas de pagamento? Tenho algum desconto?

Você poderá pagar via boleto em até 18x. É possível pagar a primeira parcela via cartão de crédito, após a matrícula. Para pagamentos à vista, o desconto é de 20%. Em compras parceladas, o desconto é progressivo de acordo com o número de parcelas. Todos os valores podem ser conferidos na página de cada curso.

Qual a modalidade dos cursos da Pós PUCGO Online?

Todos os cursos da Pós PUCGO Online são disponibilizados na modalidade online (EAD), com temáticas voltadas à inovação, metodologias ativas e inclusão. Para mais detalhes sobre disciplinas e ementas, acesse o guia do curso, disponível na página de cada curso em nosso site.

Qual é a duração e carga horária do curso?

Os cursos compreendem 360 horas de conteúdo e estão divididos em 4 Eixos Temáticos que conferem um certificados intermediários (Certificado de Aperfeiçoamento – 90h) na aprovação em cada um deles. Os certificados década curso podem ser conferidos nas páginas dos cursos.