Coaching e Gestão de Pessoas
Seja um especialista em desenvolvimento de pessoas e equipes
A pós-graduação em Coaching e Gestão de Pessoas do EAD PUC Goiás prepara profissionais para atuar com processo de coaching no escopo da gestão de pessoas. Assim, você estudará a fundo sobre as práticas de gestão de recursos humanos, entendendo sobre políticas, estratégias e avaliação de resultados.
Além disso, entenderá sobre as etapas, técnicas e metodologias do processo de coaching, refletindo sobre o uso de psicologia positiva e sobre a prática na contemporaneidade. Conceitos como criatividade, motivação, psicologia positiva, design thinking e inovação na gestão de pessoas também são abordados durante esta pós-graduação.
Aspectos introdutórios em gestão de pessoas
Diretrizes estratégicas de gestão de pessoas; Modelos de Gestão; Gestão estratégica de pessoas; abordagem estratégica de gestão de pessoas; gestão de pessoas no mundo pós-globalização; diferentes modelos de gestão de pessoas que responderam a questões histórico-sociais; o modelo clássico e o modelo comportamental sob a perspectiva de gestão de pessoa; modelo de gestão de pessoas contemporâneo sob o escopo da complexificação das relações interpessoais e de mercado pautadas pela tecnologia.
Políticas e práticas de gestão de pessoas
Políticas e práticas de gestão de pessoas; Diversidade de Pessoas; Políticas de gestão de pessoas; Gestão de pessoas, evolução e tendências; práticas de gestão de pessoas; políticas de gestão de pessoas; políticas de gestão de pessoas coadunadas com a realidade prática organizacional.
Gestão estratégica de pessoas: planejamento e avaliação
Planejamento estratégico organizacional e em gestão de pessoas; Design thinking: compreensão do problema; Planejamento estratégico em gestão de pessoas.
Desenvolvimento humano: conhecimento, motivação e criatividade
O processo de constituição do conhecimento no ser humano; Motivação e Emoção; Inteligência emocional no contexto laboral contemporâneo; O processo criativo; conhecimento e processo de constituição desse no ser humano; o desenvolvimento do conhecimento, assim como de que maneira o sujeito cognoscente o adquire; teóricos e as teorias desenvolvidas acerca da constituição do conhecimento humano.
Organizações contemporâneas: clima, cultura e desempenho
Cultura Organizacional; Teoria do Desenvolvimento Organizacional; Aprendizagem organizacional; Medição de desempenho organizacional; conceitos de Cultura Organizacional e os principais aspectos envolvidos nessas definições; como o comportamento das pessoas é afetado pela Cultura Organizacional; principais elementos da Cultura Organizacional para que se possa, enquanto gestor, gerenciar cada um deles.
Transformações do trabalho e adoecimento
O processo evolutivo do trabalho; Processos psicológicos e doenças relacionadas ao trabalho; Disfuncionalidades relacionadas ao trabalho; Síndrome de Burnout; a evolução histórica do processo do trabalho no mundo; a evolução histórica do processo do trabalho no Brasil; a racionalidade capitalista no modelo de administração das organizações.
Aspectos introdutórios em coaching
Introdução ao coaching; Aplicações do coaching; Coach e coachee; os antecedentes históricos do coaching, da Idade Média à contemporaneidade, e a evolução de sua base teórica; as características fundamentais de um coach; o coaching e a psicologia positiva; estratégias para a criação de um coaching interno nas organizações.
Psicologia positiva e coaching
Coaching e gestão do desempenho humano; Questionamentos em coaching; Motivação, engajamento e comprometimento; o processo de gestão do desempenho humano; papel do coaching para feedbacks assertivos e as boas práticas de feedback; comunicação, coaching e modelos de gestão do desempenho; modelo GROW; coachee para o estabelecimento de metas, a análise da realidade e de opções, bem como para a criação de um plano de ações; modelo GROW com tomadas de decisão na gestão de carreira.
Coaching e gestão de carreira
Carreira; Coaching versus mentoring na gestão de carreira; Coping, resiliência e carreira; as principais etapas relacionadas ao desenvolvimento de carreira; as principais ações ao desenvolvimento de carreira da pessoa e o papel do gestor; referencial teórico sobre o conceito de carreira; o papel da pessoa e da organização em sua definição e seu gerenciamento; coaching de mentoring; o papel do mentor na gestão de carreira; riscos da popularização contemporânea de práticas de coaching e mentoring para o desenvolvimento humano.
Tipos de coaching
Coaching pessoal; Coaching de carreira; Coaching para aposentadoria; coaching pessoal e coaching de carreira; qualidade de vida e felicidade a partir da perspectiva da psicologia positiva; as vantagens da aplicação do coaching de carreira para a vida pessoal e profissional do indivíduo; coaching de carreira e empregabilidade; as vantagens da aplicação do coaching para a gestão de carreiras dentro da organização.
Liderança, motivação e desenvolvimento de equipes
Liderança; Coaching de liderança; Coaching de equipes; o conceito de liderança; liderança e gestão; a influência de cada estilo de liderança no desempenho das pessoas numa organização; coaching de liderança e os seus objetivos; fluxo tradicional de comunicação e as novas formas de comunicação na gestão baseadas em ações de coaching; liderança e engajamento no trabalho a partir das reflexões de Wilmar Schaufeli; equipes de alta performance; o papel do coaching para o desenvolvimento de equipes de alta produtividade; inteligência emocional com desempenho de equipes.
Coaching: técnicas, etapas e tendências
Autoconhecimento e coaching para propósito; Coaching: preparação, implementação e acompanhamento; Coaching na contemporaneidade; autoconhecimento e autogerenciamento; relação entre a prática do coaching e o estabelecimento de propósito; coaching e o conceito de Círculo de Ouro de Simon Sinek; instrumentos de avaliação para diagnóstico e planejamento de intervenção; as diferentes técnicas de coaching; as etapas de preparação, implementação e acompanhamento.
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Qual é a duração e carga horária do curso?
Os cursos compreendem 360 horas de conteúdo e estão divididos em 4 Eixos Temáticos que conferem um certificados intermediários (Certificado de Aperfeiçoamento – 90h) na aprovação em cada um deles. Os certificados década curso podem ser conferidos nas páginas dos cursos.